segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Aposentada da Caixa doa revistas para cooperativa de artesãs


A aposentada da Caixa Maria Lucy de Oliveira Gomes fez uma doação de revistas de crochê e ponto cruz para a cooperativa “Mãos que fazem”, criada em Caraúbas do Piauí com a colaboração do Movimento Solidário da Fenae. Dona Lucy é a mais nova parceira do projeto, que continua tendo o apoio dos
empregados da Caixa em diversas oportunidades.
Dona Lucy nasceu em União, município do interior do Piauí. Ingressou na Caixa em 1950 e se aposentou em 1980, quando já estava em Brasília, trabalhando na biblioteca da matriz. Ela ficou sabendo sobre a cooperativa das artesãs caraubenses por meio de uma matéria publicada na Revista Fenae Agora. Saiba um pouco mais sobre essa iniciativa da Dona Lucy na entrevista a seguir.
A senhora já esteve em Caraúbas do Piauí?
Dona Lucy: Já conhecia Caraúbas do Piauí. Primeiro porque sou piauiense e depois pelas reportagens na TV, mas nunca estive lá, fisicamente. Fiquei sabendo que esse lugar era um dos mais carentes do estado. Quando recebi a revista da Fenae em casa e vi a notícia sobre a Maria dos Remédios [uma das artesãs da cooperativa “Mãos que fazem”], dizendo que elas tinham vendido produtos numa feira em Teresina (PI), fiquei com vontade de ajudar essas mulheres de alguma forma. Aí eu telefonei pra Teresina e fui conversando com várias pessoas até conseguir entrar em contato com a Maria dos Remédios.
E a idéia da doação das revistas?
Dona Lucy: Quando liguei para Maria dos Remédios pela primeira vez eu perguntei com o que elas estavam trabalhando e do que elas estavam precisando. Aí elas me falaram que estavam fazendo ponto cruz e vagonite. Como eu fazia muito ponto cruz e sempre gostei de ter revistas sobre esse assunto em casa, daí eu resolvi enviar revistas sobre esses trabalhos manuais para as artesãs. Perguntei se elas gostariam de receber umas revistas e elas me perguntaram quanto ia custar. Quando eu disse que não teria custo, elas imediatamente aceitaram. Enviei quase 60 revistas. Houve uma greve nos Correios, mas eu liguei pra elas pra confirmar o recebimento e elas já me falaram que adoraram o material.
Como a senhora avalia o trabalho da Fenae na área de Responsabilidade Social?
Dona Lucy: Eu vejo assim: o “bolsa família” pode dar alguma coisa para as famílias, mas a pessoa pode gastar esse dinheiro de uma vez e não ter mais como se sustentar. Se as mulheres aprenderem essa atividade, nunca mais vão perder isso. Elas podem passar o conhecimento pros filhos, se os filhos não quiserem aprender, elas podem trabalhar até ficarem velhinhas e isso é muito bom. Essa iniciativa da Fenae é muito importante. Depois, elas vão precisar de alguém que ensine a vender a produção e a não gastar tudo de uma vez, deixando sempre uma parte para compra de material.
Fonte : 15.08.08 - Agência Fenae-
http://web.fenae.org.br/main.jsp?lumPageId=FF80808117FAC21B011837D2C2E47F93&lumI=fenaeapcefs.service.noticia.details&itemId=FF8080811ADFD775011BC6D744F77B1A

4 comentários:

Fazendo a Diferença! disse...

Este é o Blog mais lindo que já vi. Vocês são pessoas iluminadas pelo Espírito Santo. Que Deus abençõe a todas vocês.Eu sempre acreditei na capacidade de todas da cooperativa.Segundo Napoleão Bonaparte: "A vitória é decidida longe do campo de batalha", portanto, a vitória é decidida no nosso coração... depois é só ir de corpo e alma pra fazer valer tudo o que determinamos!

Da amiga de vocês, Denise Viana
Parabéns pela iniciativa.

Fazendo a Diferença! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra disse...

O blog está lindo e o crescimento profissional de vocês está sendo de muito orgulho para nós. Parabéns pelo blog e pelo trabalho dos panos de prato, bolsas, redes e tudo mais que vocês estão fazendo cada dia melhor. Ver o nome de Caraúbas do Piauí bordado em um pano de prato me encheu de alegria!

Tânia Aguiar disse...

Nossa, que emoção, ver as mulheres se organizando, discutindo, indo à luta. E que gracinha D Lucy... Ela precisa também conhecer as historias lindas das mulheres que devolvem o cartao do bolsa familia assim, resolvida a fome, começam a ter condiçoes mais dignas para poder trabalhar, se qualificar. São milhares de mulheres pelo Brasil que fizeram isso. Com fome, é impossivel, você dedica toda sua energia para conseguir o alimento. Tendo o alimento, aí sim, v. consegue se orientar para melhorar.
Linda atitude a doação das revistas. A FENAE e os(as) colegas da CAIXA estao de parabens, assim como a população de Caraubas, que está demonstrando sua capacidade de trabalho. As pessoas só precisam de uma chance, de um empurrão, de alguém que acredite nelas e valorize seu potencial humano. DEZ! E parabens ao nosso Gov Wellington, que apoiou a iniciativa de forma decisiva para seu sucesso.